quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Leitura e escrita na era tecnológica

É essencial aprender a ler e escrever, mas importante papel tem a escrita com publicação.
São as oportunidades de escrever, publicar o que estão escrevendo que possibilitam interações e autonomias de aprendizagens. São movimentos constantes nas culturas .

Este site traz considerações sobre a leitura e escrita muito legais para o nosso trabalho dê uma olhadinha......
http://wwwescolabr.com/virtual/wiki/index.php?

Sobre o conhecimento....

Considerando as formas de conceber o conhecimento humano Levy diz: "Cabe a escola aprender o real que está nascendo, torná-lo auto consciente, acompanhar e guiar seu movimento , de forma que venham á tona sua potencialidades positivas"(Levy, pierre,1993:118).

Segundo Vygotski, grande é a importância da interação social no processo de construção das funções psicológicas humanas, o desenvolvimento se dá nas relações com o outro.

Piaget salienta que nas séries iniciais do Ensino Fundamental a criança encontra-se na fase das operações concretas, momento no qual o uso dos recursos tecnológicos, visando uma aprendizagem significativa tem grande importância na construção do conhecimento.

O EVAM na E.M.E.Rui Barbosa

Em nossa escola o EVAM ( Espaço Virtual de Aprendizagem Multimídia) atende as turmas do Ensino Fundamental da Educação Infantil a 5ª série do ensino Fundamental em uma interação semanal de 1h por turma. Tem uma professora responsável pela mediação das atividades onde são usados os Softwares da Positivo Informática que fornece várias sugestões de atividades que possibilitam conhecimentos permitindo atuação do aluno em editores de texto, planilhas de cálculos e linguagens. Com apelo forte a combinação de texto, som imagem animação e video.
Realizei uma entrevista com a professora do Laboratório: Algumas colocações merecem destaque:
- Interesse e interação dos alunos ;
- Desinteresse dos professores em sugerir atividades para utilizar as ferramentas digitais;
- Gostam de escrever, desenhar, jogar , internet;
- São nativos digitais, mesmo não tendo a ferramenta em casa manuseiam melhor que muitos adultos, aprendem os mesmos conteúdos de sala de aula sem perceber, de uma forma diferenciada e atrativa .

Referência : Positivo Informática - Formação de Educadores.

Computadores na escola

Podemos classificá-lo como fenômeno gerador de Linguagens, é novo momento de história, a geração digital tem adquirido o letramento digital mesmo antes de ter se apropriado do letramento alfabético da escola .(Kleiman 1995)
Esta citação reforça a idéia da facilidade interativa da criança desde a infância.
A autora Margarete Axt traz para discussão em seu texto Tecnologia na Educação, Tecnologia para a educação , as colocações que a escola está impregnada de cultura e que o entorno educacional vem sofrendo influências e a escola não pode fehar os olhos para este novo momento histórico.
A escola precisa se questionar e pensar as tecnologias para a visão de mundo social com interações. Navegar na internet , usar as mídias digitais por si só não vão produzir conhecimento é preciso pensar resignificar as tecnologias da informação e da comunicação visando construção de conhecimentos . Tendo o professor como mediador .

A tecnologia não vai transformar a escola, mas hoje dificilmente será trans formada sem ela.