quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Leitura e escrita na era tecnológica

É essencial aprender a ler e escrever, mas importante papel tem a escrita com publicação.
São as oportunidades de escrever, publicar o que estão escrevendo que possibilitam interações e autonomias de aprendizagens. São movimentos constantes nas culturas .

Este site traz considerações sobre a leitura e escrita muito legais para o nosso trabalho dê uma olhadinha......
http://wwwescolabr.com/virtual/wiki/index.php?

12 comentários:

  1. Muito interessante este tema principalmente porque atualmente os jovens mais escrevem em computadores com linguagens quase indecifráveis para muitos do que escrevem em sala de aula, o que pode dificultar muito e principalmente dar uma dor de cabeça para as professoras de português.Blog muito bom com um layout muito bonito além de observações muito boas feitas por você.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jane!

    Estou deixando aqui o registro de minha avaliação conforme as orientações da aula nº11, quanto a qualidade e forma do seu blog.
    Gostaria de ressaltar que seu projeto de aprendizagem está muito bom, as postagens estão vinculadas as suas dúvidas e certezas muito bem disponibilizadas no layount do blog, além do evidente estabelecimento de relações de suas postagens com os textos de autores variados como Pierre Levy, Vigotski, Kleiman, Axt, Ramos e outros.
    Suas reflexões frente ao contexto de sua escola e a pesquisa que fazes quando trás outros olhares (PCN´s, sites de formação de professores, o concreto evidenciado no trabalho do aluno e video pesquisado) só vem a enriquecer tua aprendizagem.
    O seu projeto está de acordo com a proposta da disciplina EAD, organizado de forma clara e bem escrita, de acordo com sua justificativa, inclusive a metodologia está acessível a todos os que acessam o conteúdo.

    sugestão:
    - Atualizar os integrantes do grupo já que estás sozinha realizando o projeto.
    - Citar a bibliografia dos autores que vc utiliza nas postagens, no caso daqueles que vc buscou fora do indicado na EAD.
    - Atualizar o link dos blogs dos colegas, que agora sim, temos todos os endereços.

    Continue assim, estás de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá colega... sou a Isis do grupo 7, muito interessante levantar estes questionamentos... e o uso do blog veio a calhar... pq aq podmos escrever td abreviado.... e como será que os professores veêm isso... com certeza você irá nos responder... pq hj o que os jovens mais adoram é ficar teclando.... se comunicam mais pela internet do que pessoalmente.... e o uso destas ferramentas acabam deixando a escrita mais "livre"... não tão cheia de regras...
    Pode contar que estarei aqui olhando e conferindo a sua pesquisa...

    ResponderExcluir
  4. olá, concordo com as colegas, os jovens hoje usam muito mais a escrita abreviada do que a correta, e isso pode dificultar a aprendizagem do português correto. Muito importante seu tema, e parabéns seu blog está com um layount muito bom, com certezas e dúvidas, justificativa e metodologia.

    ResponderExcluir
  5. Cara colega Jane,pude constatar que apesar das dificuldades que disse ter enfrentado pelo caminho na construção do blog,no meu ver tens superado e buscado encontrar formas de realizar um bom trabalho. E,para que tua proposta seja mais ainda aprimorada,vejo que busca de basear nos autores direcionados a este P.A não deixando a desejar em nenhum aspecto.Apresentaste bem atraves da escrita do blog e da a´presentação oral,tua proposta é clara,sem rodeios,buscaste demonstrar fatos do dia a dia da tua rotina escolar,o que para mim é de suma importância,saber que pode dar certo as tentativas que fazemos,tudo é uma construção,e,nós professoras sempre estamos nos bastidores nos envolvendo contudo,para que eles apareçam,nosso trabalho na realidade acontece e é visto quando brilhamos atraves deles.Com toda certeza continue a guiar-te por esse caminho.Bom trabalho,e nos mostre mais envolvimento de teus alunos neste projeto,traga ainda mais vida a ele.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jane! Compartilhe conosco, mais sobre suas descobertas sobre o tema do seu projeto de aprendizagem! Parabéns pela escolha do mesmo, pois ele é de grande valia para todos nós. Simplesmente une o útil: a escrita, ao agradável (p/ crianças e adolescentes, pricipalmente): o mundo digital.
    Lara (Gpo 1)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jane!!!
    Gostei muito do teu blog... está bem organizado, fácil de se achar.. não está "poluído".... hehehe
    Olha só, tu viu que saiu uma pequena reportagem na ZEro Hora do dia 25/10?? Título: Dilema na escola - O jeito de escrever da internet invadiu a sala de aula". Não vi se alguém falou sobre isso ja... hhehe.. se quiser, posso escanear e te mandar!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Oi Jane! Sou do grupo "Jogos Educacionais na Educação Infantil". Bem legal tua proposta, me fez lembrar de quando comecei a utilizar o MSN e, juntamente, a escrever abreviado, como se fossem códigos! Mas eu estava tão acostuma que comecei a escrever de maneira errada na escola, e já viu né, os professores fazim várias marções nas palavras abreviadas. Depois disso, comecei a me policiar... Sobre a sua construção, percebo o seu blog com um visual bem bonito e harmonioso. Suas postagens têm fotos, o que o torna mais interessante, você também traz outros autores para a tua pesquisa e procura dialogar com eles. Continue assim colega! bjsss

    ResponderExcluir
  9. olá colega! De acordo com as instruções para avaliação dos blogs, percebi que o seu blog está muito bem formulado, com fotos e vídeos, além das dúvidas e certezas estarem presentes na página inicial. Acredito que este tema é se extrema importância na educação no momento atual , parabéns pela iniciativa. Ah, você poderia trazer outros autores para incrementar tua pesquisa.
    Ligiane klein, grupo "como o msn e o orkut podem geral conhecimento?"

    ResponderExcluir
  10. Apesar de tu ter dito passar por grandes dificuldades na construção do blog, pude constatar que valeu a pena porque está simplismente ótimo, temas bem abordados e tu construiu sozinha, né? Isso é mais dificil ainda... parabéns

    ResponderExcluir